O tratamento voluntário para dependentes químicos é destinado a usuários de substâncias lícitas ( álcool) e ilícitas ( drogas). O programa é realizado em clínicas de recuperação que possuem expertise em cuidar de todas as condições que envolvem a doença.
É comum as pessoas querer saber como funciona o tratamento voluntário para dependentes químicos, quanto tempo dura e qual é o melhor lugar para fazê-lo. Por isso, à seguir, confira mais informações:
Como funciona o tratamento voluntário para dependentes químicos?
O tratamento voluntário para dependentes químicos é realizado de forma personalizada para cada indivíduo com base em diversos fatores como: Substância utilizada, tempo de dependência, situação da saúde e sintomas apresentados.
No geral, o tratamento voluntário para dependentes químicos é uma programa terapêutico formado por algumas fases que são de grande representatividade na recuperação do paciente.
Em alguns casos, é necessária a abordagem medicamentosa para ajudar o dependente a passar pela fase da abstinência e também a tratar outras questões de saúde que estão relacionadas com o uso abusivo de drogas ou álcool.
As fases do tratamento voluntário para dependentes químicossão:
#Desintoxicação
Remover as drogas e álcool do organismo é o primeiro passo a ser feito depois da avaliação de saúde do paciente. Nesse período, ele será observado pela equipe médica da clínica de reabilitação.
#Conscientização
Com o indivíduo de volta para a realidade, são abordados programas de reabilitação pessoal, onde terapias para ajudar o dependente a viver sem as drogas serão o foco principal.
O objetivo do tratamento voluntário para dependentes químicos é a mudança do estilo de vida, para isso, ele precisa entender a necessidade de prevenir recaídas, evitar ambientes que desenvolvam o gatilho de usar as substâncias e ter novos hábitos que lhe façam feliz.
#Reinserção social
Durante o tratamento voluntário para dependentes químicos o paciente vai contar com a ajuda dos especialistas para conseguir driblar as dificuldades de viver em família e na sociedade diante da mudança do seu estilo de vida.
Todo o apoio tido no tratamento voluntário para dependentes químicos é com terapeutas, médicos psiquiatras e psicólogos experientes em dependência química. Eles compreendem as dificuldades e conseguem oferecer a ajuda que o paciente precisa para retomar a sua vida.
Quanto tempo dura o tratamento voluntário para dependentes químicos?
O tratamento voluntário para dependentes químicos não tem data prevista para terminar. O que pode ser determinado é o período de internação.
No geral, o tempo do programa é de poucos meses, varia de 1 a 6 meses ou mais, vai depender do estado clínico do paciente.
Mas, o que o indivíduo e sua família precisam compreender é que o tratamento voluntário para dependentes químicos deve ser estendido para um programa ambulatorial, pós tratamento e com sessões de terapias para que o mesmo mantenha o seu novo propósito de vida.
O processo em si do tratamento voluntário para dependentes químicos não é fácil, mas com empenho e o suporte adequado de profissionais da saúde, é perfeitamente possível que seja bem sucedido.
A FREEDOM está de portas abertas para mostrar as instalações e o programa de tratamento voluntário para dependentes químicos. Faça uma visita e dê um grande passo para a mudança.